Empreendedor - definição e exemplos

Um empreendedor é uma pessoa que cria e gerencia qualquer negócio, identificando uma necessidade e se beneficiando da oportunidade. Isso geralmente traz riscos consideráveis, sacrifício pessoal e iniciativa.

Normalmente, vemos o empreendedor como um indivíduo que  inova e produz novas idéias , bens ou serviços.

Eles também correm o risco de perder seu capital. Eles correm esse risco porque, como qualquer outro negócio no mundo, há uma chance de fracasso.

Um empreendedor pode ser o proprietário , um parceiro ou, em alguns casos, o acionista majoritário do empreendimento. Eles geralmente assumem todas as funções que envolvem o gerenciamento das atividades de negócios.

Segundo o dicionário de Cambridge , um empreendedor é:

Alguém que inicia seu próprio negócio , especialmente quando isso envolve ver uma nova oportunidade."


Empreendedor
Todos os empreendedores de sucesso têm a seguinte equação em comum : Empreendedor + Capital = Produtos + Clientes = Negócios (Fonte de dados :preneur.com)

Empreendedorismo

Os empreendedores projetam, lançam e administram novos negócios. Portanto, a maioria de suas empresas são inicialmente pequenas. Eles têm ' empreendedorismo '.

Empreendedorismo é a capacidade e vontade de criar e gerenciar um empreendimento comercial. Também inclui estar disposto a correr riscos para que o empreendimento possa obter lucro.

Os empresários são pessoas empreendedoras , ou seja, ousam nos negócios e buscam novas idéias, independentemente dos riscos.


Etimologia do empreendedor

Etimologia é a origem das palavras e como elas evoluíram ao longo do tempo.

A palavra 'empreendedor' surgiu no idioma inglês no século XIX. Inicialmente, significava um "gerente ou promotor de uma produção teatral". A palavra vem da palavra francesa 'entreprendre', que significa 'empreender'.

De acordo com etymonline.com :

“ A palavra cruzou o Canal pela primeira vez no final de 15c. (Inglês médio entreprenour ) mas não ficou. O significado de 'gerente de negócios' é de 1852. ”

Segundo o economista Joseph A. Schumpeter, um empreendedor nem sempre é impulsionado pelo lucro. Em vez disso, eles fazem comparações com o desempenho anterior para avaliar seu sucesso. Schumpeter (1883-1950) foi um economista político austro-americano que trabalhou como professor da Universidade de Harvard.

Os empresários são componentes importantes de uma economia capitalista. Eles são importantes porque contribuem para o desenvolvimento de novos bens e serviços.

Eles também garantem que as empresas maiores se adaptem às mudanças no mercado devido à crescente concorrência que os empreendedores representam.

Nem todos os empreendedores seguem o mesmo caminho. No entanto, normalmente eles primeiro identificam uma oportunidade no mercado ou um problema que precisa ser resolvido.

Eles planejam como resolver esse problema ou explorar essa oportunidade usando um conjunto diversificado de habilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6 etapas para criar uma estratégia comercial eficaz por Jamie MacDonald

Como selecionar um palestrante de negócios para o seu evento

O que é manufatura aditiva? Definição e exemplos